sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Oliveira: considerada uma dádiva da deusa Atena




De uma Oliveira:

"Mês passado fui praquele simpósio de contadores de histórias no Rio, que te falei. Fiz uma oficina com uma portuguesa e uma das histórias que ela contou veio de um livro infantil português. enquanto ela contava e passava as páginas do livro, eu ia afundando cada vez mais na cadeira, morrendo de chorar. eu só me lembrava do meu pai, cada vez mais magrinho, mais irreconhecível, e eu só tinha cada vez mais certeza de que a primeira coisa que eu iria fazer quando descobrisse que seria mãe seria ir na livraria comprar esse livro pra dar pro pai do meu bebê. Então eu queria dividir este carinho todo contigo, pra você dividir com Bruno, e mesmo com seu pai, porque sei da sua imensa admiração pelo seu Daniel, e porque não haveria momento mais propício. ei-lo":




7 comentários:

  1. a cristina taquelim aparece nesse video cantando "pê de pai" com crianças de uma escola nos açores: http://youtu.be/c7W1-dyMAzs. foi mais ou menos assim - embora sem as crianças e com o fato de eu, adulta como os outros dali, chorasse como um bebê. já tinha um tempo que, um pouco vagamente, conhecia o tabalho dela em portugal. pouco o suficiente pra saber o quanto era algo muito, muito especial. conheci-a pessoalmente no dia anterior. na ocasião, pensei: "que cabelo de bruxa" (o que não era de todo mal, afinal são as bruxas seres muito importantes nesse universo de histórias, não é mesmo?). no outro dia, ela me apareceu com uma mala cheia de livros... infantis. "ai, que tédio", pensei, porque às vezes eu mesma, tenho vergonha de confessar, me pego diminuindo a literatura infantil sem querer, embora me arrependa imediatamente já no segundo posterior (na verdade, a literatura infantil é mesmo diminuída em quase todos os lugares). pois a portuguesa não era bruxa só no cabelo: usou o seu feitiço e, em três horas de contação de histórias sem parar, com uma habilidade hipnotizante para manusear aqueles livros que só mágica, nós nos conhecemos, nos abraçamos, nos afagamos, rimos e choramos, porque na contação de história tudo isso acontece no once upon a time, o além de um tempo em que um narra e o outro escuta, simples assim. dois dias depois, na maratona de 24 horas ininterruptas de contação do simpósio, entrou a cristina às cinco da manhã. àquela altura do penúltimo dia, já estávamos, por assim dizer, íntimas. por exemplo, ela sabia que história de pai, por assim dizer, era o meu ponto fraco. contadora que é, ela também sabia que o contador de histórias conta mesmo pra atingir os nossos pontos fracos, de propósito, que é para a gente poder curá-los e se tornar melhor, mais forte, assim. pois a bruxa, só de sacanagem comigo, mandou outra história de pai e, quanto atrevimento, só me faltou piscar o olho. no último dia, que eu ainda não acredito que não foi sonho, eu tava na mesa de bar com a cristina (e vários outros, mas como só tou falando nela, deixa os outros pra lá), embora todos terem ficado pouco tempo porque em algumas horas ou no dia seguinte pegariam aviões de volta pras suas casas em algum lugar do mundo, e no momento em que ela despediu, no meio do nosso abraço, eu disse "te amo". foi, saiu. moral da história: nas histórias é assim mesmo. o te amo pro nosso pai ou pro pai do nosso bebê também pode acontecer uma vez além do tempo, num lugar muito, muito longe daqui, que bem pode ser um boteco sujo em copacabana, pra uma bruxa portuguesa. (ou te amo para tu, numa caixinha pequenina de comentários).

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Mocinha, tava procurando um poema que tinha publicado no blog e vi um comentário seu me chamando de Almodóvar malpassado, isso sim é comentário decente! Manda algum sinal de fumaça, carai!

      Excluir
  3. Saudações quem aqui posta e quem aqui visita.
    É uma mensagem “ctrl V + ctrl C”, mas a causa é nobre.
    Trata-se da divulgação de um serviço de prestação editorial independente e distribuição de e-books de poesia & afins. Para saber mais, visitem o sítio do projeto.

    CASTANHA MECÂNICA - http://castanhamecanica.wordpress.com/

    Que toda poesia seja livre!
    Fred Caju

    ResponderExcluir
  4. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    PELA COLINA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE TITANIC SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA,JEAN EYRE , TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  5. Como vc disse que a Clara seria ariana, ela já deve estar por vir, certo ??
    Abraços, e muitas alegrias nessa nova etapa !

    ResponderExcluir